Aconteceu em Manhuaçu a primeira reunião para implementação do ACERTAR
'}}

O responsável pela implementação do ACERTAR nos prestadores regulados pela ARIS-ZM e Coordenador de Fiscalização, Rodrigo Pena, realizou ontem (31), uma reunião  para o início da implementação da metodologia ACERTAR (acertarbrasil.com) no SAAE de Manhuaçu. 

As Agências Reguladoras são as responsáveis pela aplicação desta metodologia junto a seus prestadores regulados com o objetivo de:

- Saber e informar os níveis de confiança e exatidão das informações que compõem o SNIS;

- Classificar os indicadores do sistema nacional conforme sua confiabilidade (alta, média ou baixa);

- Aumentar a segurança em relação aos diversos usos das informações do SNIS;

- Disseminar entre os prestadores as melhores práticas de gestão de informações.

Promover a confiabilidade das informações é o primeiro passo para um desenvolvimento consciente do setor de saneamento, sem isso a capacidade de efetuar políticas, planejamento, gestão ou regulação com os níveis ideais de qualidade fica limitada.

Para iniciar o trabalho, a ARIS-ZM promoverá aos servidores da autarquia orientação e treinamento online para implementação da metodologia de certificação dos processos para geração das informações do SNIS.

Através de uma plataforma online, os servidores terão acesso ao conteúdo do curso, além de espaço para inserção de um autodiagnostico e das evidências das informações solicitadas. Essas informações serão analisadas pela equipe da ARIS-ZM. Após todas as informações analisadas, o relatório será publicado no site da agência reguladora e enviado ao Ministério das Cidades.